terça-feira, 12 de agosto de 2008

Escola Nova e o Método Montessori

"O potencial de aprender está em cada um de nós."
Maria Montessori

Na última aula refletimos sobre - Escola Novismo. Chamou-me a atenção o tipo de enfoque dado a criança (o respeito a sua personalidade). Nela era enfatizado a criança natural, mas não eram consideradas as questões sociais e culturais das mesmas. Que sabemos que interfere, sim, em sua formação. A escola era tida como uma comunidade em miniatura, proporcionando às crianças um contato com atividades manuais, motoras ou construtoras (atividades presentes no cotidiano). A arte ainda está ligada ao sentimento, a forma de expressão.

Lembrei-me da Pedagogia de Montessori.

O método foi criado por Maria Montessori (1870 - 1952). Ela doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a dedicar-se às crianças com necessidades especiais. Se destacou porque também fazia oposição aos métodos tradicionais que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança

Segundo a professora Vera Lúcia, a metodologia Montessori tem doze pontos:

1 - Baseia-se em anos de observação da natureza da criança por parte do maior gênio da educação desde Froebel.

2 - Demonstrou ter uma aplicabilidade universal.

3 - Revelou que a criança pequena pode ser um amante do trabalho, do trabalho intelectual, escolhido de forma espontânea, e assim, realizado com muita alegria.

4 - Baseia-se em uma necessidade vital para a criança que é a de aprender fazendo. Em cada etapa do crescimento mental da criança são proporcionadas atividades correspondentes com as quais se desenvolvem suas faculdades.

5 - Ainda que ofereça à criança uma grande espontaneidade consegue capacitá-la para alcançar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis superiores de sucesso escolar, que os alcançados sobre os sistemas antigos.

6 - Consegue uma excelente disciplina apesar de prescindir de coerções tais como recompensas e castigos. Explica-se tal fato por tratar-se de uma disciplina que tem origem dentro da própria criança e não imposta de fora.

7 - Baseia-se em um grande respeito pela personalidade da criança, concedendo-lhe espaço para crescer em uma independência biológica, permitindo-se à criança uma grande margem de liberdade que se constitui no fundamento de uma disciplina real.

8 - Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria, e assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.
Cada criança trabalha em seu próprio ritmo.

9 - Não necessita desenvolver o espírito de competência e a cada momento procura oferecer às crianças muitas oportunidades para ajuda mútua o que é feito com grande prazer e alegria.

10 - Já que a criança trabalha partindo de sua livre escolha, sem coerções e sem necessidade de competir, não sente as tensões, os sentimentos de inferioridade e outras experiências capazes de deixar marcas no decorrer de sua vida.

11 - O método Montessori se propõe a desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente suas capacidades intelectuais.

12 - Preocupa-se também com as capacidades de iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais.



Postado por: Sandra Valéria

Nenhum comentário: